O poder do Twitter

Análise de Cenário, Assessoria de Imprensa, Comunicação Digital, Comunicação e Tecnologia, Comunicação Estratégica, Gestão de Crise, Redes Sociais, Tendência

O Twitter ocupa atualmente o quarto lugar em número de usuários, com 328 milhões de contas ativas, atrás das outras três grandes redes sociais do momento: Facebook, Youtube e Instagram. Mesmo assim, assuntos tratados na rede social têm alto poder de influência, segundo pesquisa recente do eMarketer. O levantamento, realizado no mês passado nos Estados Unidos, mostra que 89% dos respondentes têm a sua decisão de compra influenciada pelo que veem no Twitter.

Com características únicas, o Twitter é, por essência, uma plataforma aberta, pública, real time, com o poder de reunir o mais variado público atrás de informação rápida e dinâmica. A impressão é que no Twitter se fala de tudo. Lá é possível encontrar opiniões, virais, memes, notícias de política, economia, esporte, entretenimento… É o lugar onde os fatos da vida real alcançam repercussões inimagináveis mas também é palco para produção de conteúdo, que dali migra para os jornais, TVs e outras redes sociais.

A audiência do Twitter vai além dos consumidores na plataforma, já que as conversas que começam nela acabam repercutindo também do lado de fora da vida digital. Um exemplo recente são os memes, criados na rede social, que compararam o novo corte de cabelo da apresentadora global Ana Maria Braga com o do músico Supla. A brincadeira viralizou com tanta rapidez, que foi pauta para diversas matérias na imprensa, motivo de encontro entre os dois no programa Mais Você, da Rede Globo, e até de um convite para estrelarem um comercial da operadora de cartões VISA, explorando justamente a semelhança tão comentada na internet.

No Twitter, a empresa pode identificar um potencial de crise, vindo de críticas sistemáticas de internautas, ou, como no caso da Ana Maria e do Supla, uma possibilidade de conversão em oportunidades, explorando o que de positivo se comenta sobre a marca ou o setor de atuação.

O importante é monitorar e acompanhar os comentários e menções sobre o seu negócio na rede social, tendo em mente que o Twitter é um forte canal de comunicação com alto poder de engajamento e repercussão.

*A Cliptime Informação e Comunicação oferece serviços personalizados para cada cliente, que auxiliam na comunicação institucional, estratégica e também na gestão de crise. Entre em contato e conheça o Monitoramento de Redes Sociais e outros serviços sob medida para sua empresa.

< Voltar >



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *