Interconexão entre mídias, velocidade das redes e autenticidade

Comunicação Digital, Comunicação Estratégica, Redes Sociais, Tendência

Na quinta-feira da semana passada, dia 29, a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, participou mais uma vez do telejornal Bom Dia Paraná. Desta vez, não foram seus esclarecimentos sobre consórcio que deu visibilidade a sua aparição na TV, e sim, o #lookdodia escolhido.

Rapidamente, prints da tela com sua imagem viralizaram nas redes sociais e em grupos do Whats App. O que poderia ser uma tragédia para a imagem da diretora do Procon-PR, e consequentemente para a instituição, foi habilmente transformada numa limonada!

Na página curitiboka (63 mil seguidores), Claudia respondeu de forma divertida e simpática, e só aí ganhou 936 curtidas.

Na sequência, publicou um vídeo na página oficial da Seju – Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná, que já registra mais de 5,9 mil compartilhamentos e 395 mil visualizações.

No vídeo, Claudia já começa dizendo que “se ela pode trabalhar de pijama, o consumidor pode reclamar de pijama”. A brincadeira foi usada para reforçar que é possível acessar a plataforma consumidor.gov.br de qualquer lugar a qualquer hora, seja pelo computador ou por aplicativo no celular.

Para os críticos, Claudia usou da inteligência e informação e soube aproveitar a exposição para divulgar o atendimento do Procon.

O caso mostra duas situações importantes para quem trabalha com comunicação e gestão da imagem: cada vez mais a notícia da mídia convencional migra rapidamente para as redes sociais, e vice-versa (vide Trump “agredindo a CNN” em vídeo publicado no Twitter e que teve repercussão na mídia convencional no mundo inteiro). E também a importância em saber o que falam e como falam de você, para que suas respostas sejam eficientes, diretas, ágeis, no momento certo e para o público certo.

Isso resume o cenário da comunicação na era digital: interconexão entre mídias, velocidade das redes sociais e autenticidade.

Ou como diriam alguns, é preciso estar atento, forte e ágil, sem perder a ternura jamais!

< Voltar >



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *