Ilusionista catarinense promove projeto que leva cultura e mágica a refugiados sírios

Assessoria de Imprensa

Em meio à guerra civil que se estende há anos na região, um grupo de artistas voluntários promove o “International Mesopotamia Circus and Street Arts Festival” (Festival Internacional de Circo e Artes de Rua da Mesopotâmia, em tradução livre), que reúne, desde 2012, artistas do mundo todo para levar cultura, arte e entretenimento para os campos de refugiados.

Um desses artistas é o ilusionista catarinense Diogo Alvares. Nascido em Florianópolis, Diogo teve passagem por mais de 40 países se apresentando para os mais diversos públicos.

O Festival é realizado nas ruas de Gaziantep, na Turquia. A cidade fica a 100km de Alepo (Síria), um dos principais focos do conflito e abriga cerca de 400 mil sírios, sendo 50 mil deles em acampamentos para refugiados. No local, a ONU promove campos de reconstrução e readaptação para as famílias.

Segundo Diogo, não existe terreno mais fértil para se plantar boas ideias que a mente de uma criança. “Elas estão sempre ávidas pelo conhecimento, em qualquer lugar que estiverem. Por isso é fundamental a arte do circo como entretenimento para a construção de um futuro saudável”, destaca o ilusionista.

O evento, que recebe apoio da UNICEF, acontece em espaços públicos, de forma gratuita, aberto à toda comunidade. A iniciativa tem, além do festival anual, ações permanentes de aulas, oficinas e atividades de circo junto as crianças locais, visando a melhoria nas relações entre as diferentes etnias e moradores da região.

Para financiar a viagem, Diogo Alvares abriu uma campanha para arrecadação de fundos via internet (crowdfunding) com o título “Missão Gaziantep – Ruas do Mundo”. Pelo site é possível financiar o projeto voluntário com valores a partir de R$ 25, com a opção de receber recompensas pela contribuição.

Para o público de Florianópolis, o artista fará parte do elenco que se apresentará no próximo sábado (3) no Circocan Showcase, evento cultural promovido pela companhia de circo Circocan. A entrada será franca e o público poderá contribuir de forma espontânea ao fim do espetáculo. O valor arrecadado será integralmente revertido ao financiamento do projeto Ruas do Mundo.

Serviço
Circocan Showcase – Fundraising para Projeto Ruas do Mundo
Local: Jurerê Sports Center – Av dos Dourados, 481 – Jurerê Internacional – Florianópolis
Início: 19h30
Classificação: Livre
Entrada Franca

Cliqui aqui para acessar o Crowdfunding

Mais informações: floripa@circocan.com.br

< Voltar >



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *