A importância da informação antes, durante e depois

Na sequência de posts sobre gestão de crises, vamos abordar hoje um aspecto importante para as empresas, do ponto de vista preventivo: como perceber os primeiros sinais de ocorrências que podem ter desdobramentos negativos para a sua imagem. O primeiro passo é estruturar um sistema de acompanhamento das informações, interno e externo.

Dever de casa

Dentro da empresa, é fundamental a designação de representantes em cada setor, com a missão de observar e comunicar imediatamente à direção os fatos que fujam da normalidade da organização, qualquer que seja o motivo: operacional, técnico, humano, contábil, trabalhista, ambiental ou outros.

De acordo com sua relevância, estes acontecimentos deverão ser analisados por um comitê de crise previamente designado, que vai avaliar as medidas a serem adotados em cada caso.

 Antenas ligadas

Externamente, a empresa tem a obrigação de acompanhar de forma sistemática tudo o que divulgado sobre ela, seu setor de atuação e a conjuntura político-econômica na qual está inserida.

O clipping online, ou monitoramento dos meios de comunicação e das redes sociais é uma ação que tem que ser acionada de forma permanente pela empresa, não somente nos períodos em que a crise já foi deflagrada.A análise destas informações pode prever e até evitar a eclosão de problemas,
se for trabalhada com antecedência.

 

O rastreamento vai permitir a ela captar o sentimento da opinião pública em relação à sua atuação e imagem, possibilitando detectar com mais rapidez possíveis focos de instabilidade institucional que podem conduzir a uma situação mais aguda.

Durante a crise, é uma ferramenta de apoio para analisar cenários e traçar estratégias e planos de ação. Este conjunto dinâmico de informações facilita análise de cenários e a adoção de posturas proativas. Afinal, a sistematização do monitoramento vai apoiar, já nas primeiras horas, ações de esclarecimento e posicionamento da instituição junto à mídia e redes sociais.

Acervo de informações

Também é muito importante estruturar um banco de dados com as informações do clipping buscadas na mídia e nas redes sociais.

É um material que tem sempre muita utilidade na hora de levantar argumentos e produzir documentos, notas para a imprensa e declarações que substanciem as explicações, a versão e o posicionamento da empresa.

< Voltar >