Um desafio para as administrações municipais.

A comunicação com o cidadão sempre foi uma pedra no sapato dos administradores públicos.
Na era da revolução digital, a entrada em cena das novas tecnologias, em vez de resolver o problema, acabou por trazer novos complicadores para as assessorias de comunicação das prefeituras.

Hoje, não basta ler os jornais, nem assistir à TV, para saber o que falam do prefeito e das ações das secretarias. A sociedade passou a manifestar a sua opinião em milhares de blogs, sites, mídias digitais e nas onipresentes redes sociais.

Tudo ao mesmo tempo agora. Todos querem falar, todos querem participar e serem ouvidos.
E esta é a primeira questão que se apresenta: como acompanhar tudo isso para dar respostas rápidas às demandas da população?

Por outro lado, para desenvolver seu trabalho, as assessorias precisam ter acesso a ferramentas tecnológicas que permita a elas estabelecer um processo de comunicação ágil, segmentado e interativo, não se restringindo à utilização dos tradicionais meios de comunicação de massa.

Apoio à gestão: tudo em um

Foi analisando este cenário que a Cliptime criou um serviço direcionado às prefeituras, que reúne em uma única plataforma de trabalho, acessada por internet, serviços que podem ser utilizados por diversas áreas das prefeituras.

Segundo a diretora executiva da Cliptime, Cristina Mello, “com a utilização do Serviço de Apoio à Gestão Municipal, as prefeituras não precisam sair contratando diferentes empresas, unificam a gestão da informação e da comunicação, tem maior agilidade operacional e, claro, economia de custos.”

De olho nas redes sociais e na mídia

Uma das funcionalidades disponibilizadas pela plataforma é o Monitoramento de Redes Sociais e de Mídia, realizado em tempo real. O acompanhamento diário do que é veiculado sobre a prefeitura nas redes sociais e nos meios de comunicação permite identificar rapidamente situações polêmicas ou de crise, agilizando as respostas e esclarecimentos por parte da administração.

O serviço tem também uma ferramenta de apoio à assessoria de imprensa, que organiza e segmenta o mailing dos jornalistas e facilita o follow-up. O envio de releases é feito na própria plataforma, de forma automática e com template da prefeitura, com relatório de quem recebeu a mensagem, dia e hora.

Comunicação por WhatsApp e E-mail

Para facilitar a comunicação com grupos de interesse da administração, como por exemplo secretários municipais, vereadores, entidades da cidade, funcionários públicos e outros, o Serviço de Apoio à Gestão Municipal oferece ainda um sistema de envio de mensagens por E-mail e WhatsApp. Tudo é automático e formatado no padrão visual definido pela comunicação municipal.

Esse mesmo sistema facilita a ativação da prefeitura nas redes sociais, ao estruturar uma rede própria de apoiadores que vão disseminar, de forma organizado e orgânica, as mensagens postadas por ela.

Informações úteis de gestão

Pensando em outra dificuldade enfrentada pelas secretarias e órgãos da administração, o serviço também disponibiliza na plataforma informações sobre programas e linhas de crédito direcionadas às prefeituras. Isso agiliza a formulação de projetos e a busca de recursos por parte da prefeitura para ações nas áreas da saúde, saneamento, educação e transporte, entre outros.

< Voltar >