Com apoio de ITAIPU, canoagem brasileira conquista primeiro ouro feminino na história dos Pan-Americanos

A canoísta Ana Sátila se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro de canoagem em Pan-Americanos, ao vencer a final da prova de C1- Canoa Simples nos Jogos de 2015 realizados em Toronto, no Canadá.
Ana integra o Instituto Meninos do Lago (Imel) e faz parte da seleção permanente de canoagem slalom, que treina no Canal de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Foi o primeiro pódio feminino brasileiro na modalidade.
Ela também conquistou prata na categoria K1 – Caiaque Simples, se juntando a outro atleta igualmente apoiado por Itaipu, Felipe Borges da Silva, que ganhou medalha de bronze na categoria C1 – Canoa Simples.
O projeto Meninos do Lago teve início em 2008, fruto de uma parceria entre a Federação Paranaense de Canoagem e a Itaipu, através do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente. O objetivo é incentivar a prática da canoagem e a formação de atletas de alto rendimento que possam representar o país em competições internacionais.
Hoje, o projeto disponibiliza 120 vagas a crianças e jovens de escolas públicas de Foz para a prática de canoagem slalom, no canal Itaipu.
Já o Imel foi criado no ano de 2011 com o objetivo de representar os atletas do Projeto Meninos do Lago, os canoístas de Foz do Iguaçu e os integrantes da seleção brasileira permanente em competições nacionais e internacionais.

< Voltar >